Reflexões

 

Reflexão sobre o ensino praticado na disciplina de Geologia

O método de ensino praticado na disciplina de Geologia é bastante interessante.
A stora Elvira opta por uma política mais liberalque me agrada de forma significativa, sendo nós mesmos a procurar as respostas às perguntas,(embora por vezes se torne chato :D).
A matéria leccionada no primeiro Período subjacente à temática da Teoria da Deriva dos Continentes à Tectónica de placas. Deste modo tenho a considerar que os trabalhos realizados durante o primeiro trismestre me despertaram mais atenção dos o do actual.Todavia a visualização do filme 2012, foi do meu ponto de vista bastante produtiva, pois sou curioso ao nível dos temas que remetem para o fim da Humanidae tal e qual como a conhecemos.
As restantes temáticas desenvolvidas, nomeadamente a cartografia, embora seja um tema que não me suscite muite entusiasmo, acaba por se tornar motivador quando se obtêm um maior percepção do que se está a aprender.
Como conclusão, tenho a salientar que prefiro a realização de trabalhos, quer eles sejam de cariz individual ou colectivo do que de fichas, assim sendo deixo a sugestão de no terceiro período, persistir em trabalhos, ou projectos do mesmo plano, mquetes, posters, etc.

 

Reflexão sobre 3º Período

Na minha perspectiva o método de trabalho adoptado pela professora Elvira no 3º Período foi bastante coerente e interessante. Primeiro, permitiu, não só desenvolver as capacidades autónomas, como ainda reforçar o carácter criativo que cada um deve ter na realização de trabalhos, alargando os horizontes ao nível da apresentação e concepção dos mesmos. Segundo foi de extrema importância para os alunos da turma que se irão candidatar à faculdade, porque permitiu abordar outras temáticas, dentro dos pontos fulcrais do Tema III do livro, o que sugere maior exploração pessoal e intuitiva por parte dos estudantes.
Como conclusão tenho a referir que gostei desta metodologia, pois sinto que dei um passo largo na autonomia subjacente à realização de trabalhos.

 

Reflexão sobre as temáticas abordadas ao longo do ano

O nosso livro de Geologia de 12º ano é constituído por três temáticas das quais a que maias gostei de abordar foi a III, tanto por ser de carácter livre, como por possuir conceitos associados à história, à critica politica e ao futuro da humanidade, facto que acho bastante interessante, por nos fazer reflectir tanto sobre algo que desconhecemos por completo.
O tema I, por ser essencialmente constituído pela análise de teorias foi na minha óptica bastante importante, pois acho que é sempre interessante, compreender não só o conteúdo das teorias, mas também que é esse conteúdo que permite a ciência avançar.
A  II temática foi a que menos gostei de abordar, pois não me seduziu muito o traçado de perfis, no entanto acho que é algo que se aprende a gostar sem dúvida é uma unidade que permite actividades diferentes das que estamos habituados.
Como conclusão penso que o livro relativo há disciplina de Geologia adoptado pela nossa escola, bem como o programa da mesma, tem um carácter cronológico organizado, permitindo compreender a evolução da terra pelas etapas acima referidas.

Reflexão sobre a visita ao Museu da História Natural

 

A visita de estudo ao Museu da História Natural no largo do Rato em Lisboa, foi do meu ponto de vista, uma mais-valia tanto para a escola, englobando as todas as turmas presentes na mesma. Foi uma visita bastante bem estrutura, desde logo pela opção pelos transportes públicos que permitiu aos alunos reduzir o custo da mesma. É sem dúvida um Museu bastante dinâmico e interessante, tanto a abordagem realizada ao Jardim das borboletas, não sendo em termos pessoais tão bom como a sala relativa à história da Terra, na qual é possível perceber abragentemente em 100m os 4600 M.a. do nosso planeta. Pois à medida que dávamos cada passo a história encaixava nas nossas cabeças como um puzzle lógico e perfeito do que é, e foi a vida do planeta azul. Também a explicação inicial forneceu uma introdução rica e coerente para o que surgiria a seguir.
Como conclusão afirmo que a visita de estudo foi bastante proveitosa, permitindo ficar a conhecer melhor a nossa origem enquanto espécie e acima de tudo a nossa origem enquanto Mundo único em si próprio.


Reflexão final

Na minha perspectiva o ano lectivo no âmbito da disciplina correu da melhor forma. Agradou-me substancialmente o facto de avaliação ser baseada na realização de trabalhos, pois exigiu aos alunos que se empenhassem mais no que toca a imaginação e criatividade. Achei também interessante a ideia de realizar um E-Portofólio, pois proporcionou uma familiarização com tecnologias informáticas. Não encontrei dificuldades acentuadas na concepção do E-Portofólio, salientando apenas o facto de inicialmente não conseguir receber comentários, factor que mais tarde foi resolvido após alguma procura no site Webnode. Assim sendo, e de modo a ser breve ,a minha avaliação anual é francamente positiva, pois tenho a certeza que desta disciplina retirei o que de melhor tinha para oferecer, fornecendo uma melhor preparação para futuros trabalhos, espero eu já no ensino superior.

 

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.